ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA


Observe a figura a seguir:

 

Figura: Sistema excretor humano.

Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/87f6926c6b1b8ffef4f2b42ceb860572.jpg

 

A excreção consiste na eliminação de resíduos do metabolismo juntamente com água e sais minerais. É um processo que garante a osmorregulação, que por sua vez, é importante para a manutenção da homeostase.

 

Após a análise da figura e com base em seus estudos sobre o sistema excretor em humanos, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.

 

I – Anatomicamente, o rim direito encontra-se inferiorizado em relação ao esquerdo devido à presença do fígado. O posicionamento correto dos rins é decorrente da presença de uma camada de tecido adiposo que os envolve.

II – Uma das funções do rim é a filtragem do sangue, que chega por meio das artérias renais. Quando ocorre a passagem de sangue por este órgão, a pressão interna dos rins aumenta, e a presença da cápsula renal impede que o mesmo sofra danos neste processo.

III – A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento temporário da urina. Sua parede é formada por músculo liso e sua parede interna possui pregas para permitir a sua dilatação.

IV – A uretra é um canal condutor, responsável por ligar o rim à bexiga, fazendo o transporte do material filtrado até o seu local de armazenamento.

 

Estão CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) contidas em:


I, II, III e IV.


II, III e IV, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III, apenas.


I e III, apenas.

O mal de Parkinson, descrito por James Parkinson em 1817, é uma doença progressiva do movimento. Essa doença decorre devido à perda da função dos neurônios secretores do hormônio denominado dopamina nos gânglios da base. Estes hormônios controlam e ajustam a transmissão das “vontades” conscientes, oriundas do córtex cerebral até os músculos do corpo. Não é só os neurônios dopaminérgicos que estão envolvidos, mas outras estruturas que fornecem serotonina, noradrenalina e acetilcolina estão envolvidos na origem desta doença. O nome "Parkinson" foi sugerido pelo grande neurologista francês Jean-Martin Charcot, como homenagem a James Parkinson.

 

No cerebelo, há uma região onde se encontram os neurônios dopaminérgicos chamada substancia nigra.

 

De posse destas informações, você pode afirmar que:

 


Animais com grandes cerebelos são mais propensos a movimentos rápidos, incoordenados e aleatórios.


O cerebelo não tem nenhuma relação com movimentos exceto, quando alterado por alguma patologia (doença).


Animais com grandes cerebelos são mais propensos a movimentos lentos, incoordenados e aleatórios.


Animais com grandes cerebelos são mais propensos a movimentos lentos, coordenados e precisos.


Animais com grandes cerebelos são mais propensos a movimentos rápidos, coordenados e precisos.

Dentro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, composto por encéfalo e medula espinal, responsável por processar informações além de nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.

 

Em conjunto com células especializadas, denominadas neurônios, são as principais responsáveis pelo recebimento e transporte de informações, oriundas de modificações elétricas na região da membrana.

 

Este sistema possui íntima relação com outros sistemas inclusive o endócrino, podendo fornecer a ele, por exemplo, informações relativas ao ambiente. Proporcionando, a secreção de hormônios na corrente sanguínea, o que estimula ou mesmo inibe, a ação de determinados órgãos.

 

Com base nestas informações podemos definir com exatidão que o sistema referido no texto é:


Sistema nervoso periférico (SNP)


Sistema nervoso


Sistema nervoso simpático (SNS)


Sistema nervoso autônomo (SNA)


Sistema nervoso parassimpático (SNP)

O Aspidoscelis sp é um gênero de lagartos encontrados nas regiões desérticas da Ásia e dos Estados Unidos. Eles apresentam uma forma curiosa de reprodução: as fêmeas passam por um processo chamado pseudocópula, no qual não ocorre cópula, mas o simples toque ou raspão de outra fêmea estimula a liberação de hormônios e a transformação das células reprodutoras femininas em embrião, que dará origem à um indivíduo adulto tal como a mãe.

 

A respeito da reprodução das fêmeas de Aspidoscelis sp, trata-se de:


um tipo de reprodução sexuada, onde os indivíduos gerados serão geneticamente idênticos à fêmea. O processo descrito é chamado de partenogênese.


um tipo de reprodução assexuada, onde os indivíduos serão geneticamente idênticos à fêmea que os gerou. Esta reprodução é chamada de neotenia.


um tipo de reprodução sexuada, onde os indivíduos gerados serão geneticamente diferentes da progenitora. O nome dado ao processo é partenogênese.


um tipo de reprodução sexuada, onde os indivíduos gerados serão geneticamente idênticos à fêmea. O tipo de reprodução descrita é a neotenia.


um tipo de reprodução assexuada, onde os indivíduos gerados serão geneticamente idênticos à fêmea. O processo descrito é chamado de partenogênese.

Uma grande porção do tempo e da energia armazenada nos animais que se reproduzem sexuadamente é utilizado no comportamento sexual, o qual expõe os animais à predação, pode resultar em dano físico e diminui o tempo dedicado a outras atividades úteis como alimentação, construção de um lugar seguro para viver e cuidado com a sobrevivência da prole. A despeito de todas essas desvantagens, há uma avassaladora vantagem evolucionária na reprodução sexuada: ela produz diversidade genética. Na espécie humana, a diversidade genética é fantástica, apesar de não ocorrer muita variedade na gametogênese quando comparamos diferentes grupos animais. Os processos de fertilização são também muito similares em muitas espécies.

Para responder esta questão, analise primeiramente a ilustração abaixo.

 

s. r. mascurlino

Figura: Sistema urogenital masculino.

Fonte: Disponível em: http://www.dst.com.br/anatomia.htm. Acesso em: 05 mai.2016.

 

Você pode perceber que o sistema genital masculino é composto por órgãos internos, externos e glândulas anexas. Com base nas informações do texto, na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a reprodução humana, julgue a veracidade das afirmações abaixo.

 

I) Os testículos são as gônadas ou glândulas sexuais masculinas. Consistem de túbulos seminíferos firmemente enrolados dentro dos quais ocorre a espermatogênese.

II) A partir dos túbulos seminíferos, os espermatozoides movem-se para dentro de uma estrutura de armazenamento chamada epidídimo, onde eles amadurecem e tornam-se móveis.

III) O epidídimo conecta-se com a uretra por um tubo chamado canal deferente.

IV) A uretra origina-se na bexiga, segue pelo pênis e abre-se para o exterior na extremidade desse. Ela serve como duto comum para os sistemas urinário e reprodutivo.

V) O corpo do pênis está coberto com pele normal, mas a extremidade ou glande do pênis, é coberta com pele mais fina e sensível que é especialmente responsável pela estimulação sexual.

 

Estão CORRETAS as afirmações contidas em:


I, II, III, IV e V


I e IV, apenas


I, II, III e IV, apenas


I, II, III e V, apenas


II, IV e V, apenas

Leia o texto a seguir.

 

Quais são os maiores peixes do Brasil?

 

Os maiores peixes de água doce do Brasil são o pirarucu (Arapaima gigas) e a piraíba (Brachyplatystoma filamentosum). Considerados também dois dos maiores peixes do mundo, alcançam, em média, 2,5 metros e podem atingir 200 quilos. No passado, existiam pirarucus ainda maiores, próximos dos 3 metros. "Para crescer tanto, ele teria de viver muitos anos, o que não ocorre hoje em dia, por causa da intensa atividade pesqueira", afirma o ictiólogo (especialista em peixes) Ricardo Macedo Correia e Castro, da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP). O pirarucu é mais encontrado na região amazônica, onde tem grande importância econômica — suas escamas, por exemplo, são usadas para fazer artesanato e lixas de unhas. A piraíba também vive na mesma região. Outros grandalhões da Amazônia são o peixe-boi (2,8 metros) e o boto-cor-de-rosa (2,5 metros), mas ambos não entram nesse ranking, pois não são peixes, e sim mamíferos aquáticos. Entre os peixes de água salgada do nosso litoral, alguns dos maiores são o tubarão-baleia (12 metros e 12 toneladas), o agulhão-negro (3,5 metros e mais de 600 quilos) e o mero (2 metros e até 400 quilos). "Apesar de enorme, o tubarão-baleia é inofensivo, se alimenta de zooplâncton e pequenos peixes", diz o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Arfelli, do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, em Santos (SP). O Brasil possui mais de 2 mil espécies de peixe de água doce e pelo menos 1 300 peixes marinhos.

 

(Disponível em: < http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-maiores-peixes-do-brasil>. Acesso em: 13 mai. 2016).

 

O texto traz uma curiosidade sobre o tamanho de alguns peixes brasileiros. Na escala evolutiva, alguns animais mais primitivos, como os Poríferos, não apresentam sistema circulatório. As trocas gasosas, bem como a nutrição são realizadas por difusão, ou seja, célula a célula. No entanto, a difusão é inviável para animais de grande superfície corpórea, como os peixes. Com base em seus conhecimentos sobre a circulação nos peixes, assinale a alternativa CORRETA.


A circulação é aberta, simples e completa.


A circulação é fechada, simples e completa.


A circulação é aberta, dupla e incompleta.


A circulação é fechada, dupla e incompleta.


A circulação é fechada, simples e incompleta.

O alicerce do corpo dos seres vivos ocorre graças a um conjunto de células especializadas, enrijecidas e resistentes. Em muitos animais, o suporte do corpo acontece graças ao esqueleto em conjunto com um sistema de músculos.

 

A respeito do alicerce do corpo dos vertebrados, analise as afirmativas a seguir:

 

I – As minhocas possuem um esqueleto hidráulico que a auxilia em sua locomoção. O movimento ocorre graças à contração de músculos circulares, que percorre todo o corpo como se fosse uma onda.

II – Alguns insetos apresentam uma musculatura denominada sincrônica, em que a contração muscular ocorre sincronizadamente com um impulso nervoso.

III – O esqueleto das aves apresenta alguns ossos pneumáticos, que são ocos e, portanto, leves. Esta é uma das características que possibilita o voo.

 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):


I e II, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.

A locomoção é uma prática inerente à sobrevivência dos vertebrados, uma vez que por meio dela, é possível caçar

 

 apoio

 

Figura: Formas de apoio dos membros locomotores no solo.

Fonte: http://www.e-junior.net

 

Sobre as formas de apoio dos membros locomotores no solo, julgue os itens a seguir:

 

I) A estrutura representada na figura acima pela letra A, é características dos animais classificados como digitígrados, pois ao correr, esses indivíduos se apoiam na ponta dos dedos.

II) A estrutura representada na figura acima pela letra B, é características dos animais classificados como plantígrados, pois se apoiam na planta dos pés.

III) A estrutura representada na figura acima pela letra C, é características dos animais classificados como ungulados, uma vez que os dedos desses indivíduos são protegidos por cascos.

IV) A estrutura representada na figura acima pela letra B, é características dos animais classificados como digitígrados, pois ao correr, esses indivíduos se apoiam na ponta dos dedos.

V) As estruturas representada na figura acima pelas letras A e B, são características dos animais classificados como ungulados, pois os dedos desses indivíduos são protegidos por cascos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


I, III e V, apenas.


II, IV, e V, apenas.


I, II e III, apenas.


I, II, III, IV e V.


II, III, IV e V, apenas.

Os vasos sanguíneos desempenham o importante papel na condução do sangue para todas as extremidades do corpo. Por meio da circulação é possível levar oxigênio e nutrientes às células mais distantes do coração e, recolher gás carbônico e outras substâncias resultantes dos processos metabólicos celulares.  Esses vasos podem ser classificados de acordo com o calibre, bem como o sentido de sua origem em: artérias, arteríolas, capilares, vênulas, veias.

 

Sobre os vasos sanguíneos, julgue os itens a seguir em V para as informações VERDADEIRAS e F para as informações FALSAS. Posteriormente, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

 

(        ) As artérias são conhecidas por conduzir apenas sangue arterial, enquanto as veias transportam somente sangue venoso.

(        ) As artérias são vasos que saem do coração, ramificando-se para todas os demais tecidos do corpo.

(        ) As veias são vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue dos demais tecidos do corpo.

 

A sequência CORRETA está contida em:


F, V, F.


V, F, F.


F, V, V.


V, V, F.


F, F, V.

Um estudo publicado pela revista European Heart Journal em 2011, revelou que o coração dos atletas corredores de maratonas e que se dedicam a exercícios de resistência radicais mudou de forma, sofrendo um aumento de volume e demonstrando uma diminuição do funcionamento do ventrículo. Foram estudados cerca de 40 atletas sem histórico de problemas cardíacos e que após serem submetidos à treinamento intensivo, cinco deles apresentaram sinais de cicatrizes conhecidas como fibroses, no coração. Apesar disso, a maioria dos 40 atletas participantes deste estudo superou o impacto sobre o ventrículo.

 

Esta recuperação do coração só é possível porque os humanos saudáveis e outros animais conseguem suportar as altas pressões sanguíneas que a circulação do sangue exerce no coração, veias e artérias.

 

A respeito da anatomia do sistema cardiovascular humano e dos tipos de circulação, marque V para VERDADEIRO e F para FALSO:

 

I. (     ) A pequena circulação ocorre quando o sangue é bombeado do coração para as artérias pulmonares, chega aos pulmões, sofre hematose e retorna pelas veias pulmonares para o coração.

II. (    ) A principal função das válvulas cardíacas é impedir o refluxo sanguíneo. A válvula bicúspede ou mitral separa o átrio direito do ventrículo direito e a válvula tricúspede está localizada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.

III. (   ) Na circulação, o caminho básico que o sangue percorre é: o átrio esquerdo recebe sangue arterial das veias pulmonares e o mesmo segue para o ventrículo esquerdo de onde é bombeado para a aorta. O sangue percorre o corpo, e o mesmo retorna ao coração pelo átrio direito por meio das veias cavas. Do átrio direito o sangue é enviado ao ventrículo direito e posteriormente à artéria pulmonar para ser enviado aos pulmões e sofrer oxigenação. O sangue arterial retorna ao coração pelas veias pulmonares.

IV. (   ) Uma forma de diferenciar artérias e veias é analisando o tipo de sangue que elas transportam: todas as veias carregam exclusivamente sangue venoso, enquanto toda as artérias só transportam sangue arterial.

 

A sequência CORRETA que preenche respectivamente as lacunas é:


V – V – V – F.


F – V – F – V.


V – F – V – V.


V – F – V – F.


V – V – V – V.

Páginas: 123456